Na PUC, os alunos só se formam em Ciências Aeronáuticas se tiverem todas as licenças para atuar como pilotos, mas a escola não oferece aulas práticas de voo. Hoje, não existem linhas específicas para financiar essa parte do curso. Os alunos podem apenas utilizar as linhas tradicionais de crédito estudantil para pagar as aulas teóricas, feitas na graduação.
Procurados pelo iG, a Azul e o Santander não quiseram comentar a questão.
A Azul entra na parceria com o compromisso de facilitar a contratação dos formandos, segundo apurou o iG. A companhia aérea já firmou um convênio com a PUC-RS no fim do ano passado, que permite que os ex-alunos do curso de Ciências Aeronáuticas pulem a primeira etapa de seleção da companhia, a avaliação de currículos. Para trabalhar na Azul, os formandos da PUC precisam ser aprovados em entrevistas e testes aplicados pela empresa.
A iniciativa faz parte de uma estratégia da companhia para garantir a contratação de mão de obra qualificada no futuro. As companhias aéreas já estão se preparando para uma eventual falta de pilotos.
O plano de expansão da frota da Azul exigirá um aumento da equipe de bordo. Hoje, a empresa tem uma frota de 39 aeronaves, formadas por 31 jatos da Embraer e oito turboélices da francesa ATR.
A empresa planeja chegar em 2015 com mais de 80 aeronaves da Embraer e ao menos 20 ATRs. Cada aeronave nova pode exigir a contratação de até dez pilotos, segundo especialistas consultados pelo iG.