A seguir, acompanhe um caso de situação anormal a bordo em que a atenção e as atitudes corretas dos comissários foram de fundamental importância para a segurança do vôo.
Uma situação anormal a bordo de uma aeronave pode ou não afetar a segurança, bem como resultar em um incidente ou um acidente.
Nestas situações, as respostas de emergência dos Comissários devem ser rápidas e precisas para uma segura resolução do problema. São de extrema importância a atenção e o monitoramento constante.
Em junho de 1999, uma aeronave Boeing 757 estava operando um serviço de Ponte Aérea, estando a aproximadamente 20 minutos de seu destino. Os Comissários haviam completado o serviço de bordo e começado a guardar as bandejas quando o sinal de apertar cintos acendeu. Este foi seguido imediatamente pela queda das máscaras de oxigênio do sistema fixo (a altitude da cabine estava neste momento a 14.000 pés). Com a aeronave em processo de descida, o sistema de anúncios automáticos de despressurização foi acionado e as luzes da cabine totalmente acesas.
Todos os Comissários sentaram imediatamente colocando suas máscaras (alguns Comissários utilizaram assentos de passageiros). Os passageiros colocaram suas máscaras iniciando um pânico a bordo.
Não houve nenhum outro sinal visual ou auditivo da despressurização como, por exemplo, fumaça na cabine, alarme do detector de fumaça, rápida ebulição da água nas galleys, etc.
Após alguns minutos, um cheiro distinto de "pano queimado" apareceu no meio da cabine (fato normal quando da geração de oxigênio pelos geradores químicos).
Todos os Comissários permaneceram sentados até receberem a comunicação de que a aeronave estava em altitude de segurança. O Chefe de equipe foi checar as condições dos demais colegas e passageiros e dirigindo-se à cabine de Comando para efetuar o reporte da situação.
Efetuou então um briefing com os demais Comissários repassando as informações recebidas dos tripulantes técnicos:
- A aeronave havia passado por uma rápida despressurização (confirmada mais tarde como uma despressurização lenta).
- Iriam continuar o vôo até o destino planejado.
- O pouso deveria ocorrer em aproximadamente 15 minutos.
- Sem instruções especiais.
Todos Comissários efetuaram os procedimentos adotados pela Empresa.
O Chefe de Equipe efetuou uma alocução para os passageiros através do sistema PA preparando-os para o pouso. Manteve o Comandante informado, inclusive sobre a desnecessidade dos passageiros continuarem com as máscaras de oxigênio.
O Comandante efetuou alocução aos passageiros informando-os que haviam experimentado uma perda de pressão da cabine e que estavam continuando o vôo para o destino. Informou ainda que poderiam retirar as máscaras.
Cabine e galleys foram checadas.
Todo o acontecimento durou aproximadamente 10 minutos. Após um princípio de pânico, com a atuação dos tripulantes, reinando então calma na cabine de passageiros (alguns continuaram com o breakfast, outros trabalhando com seus Laptops).
Comentários da Tripulação:
- Todos os tripulantes efetuaram corretamente seus procedimentos. O treinamento específico ajudou-os nesta situação.
- A importância em se manter os compartimentos das galleys fechados e travados, mesmo durante a realização do serviço a bordo, fato que preveniu que os objetos soltos se tornassem perigosos.
- A tripulação segurou o trolley enquanto estavam sentados.
- A importância da comunicação e trabalho em equipe (permaneceram observando uns aos outros durante o estágio inicial da despressurização).
- Cinco geradores químicos falharam.
- Importância de se lembrar para respirar normalmente enquanto estiverem usando o oxigênio para prevenir hiperventilação.
- O Chefe de Equipe sentou em assento de passageiros, próximo a asa quando as mascaras caíram. Depois se locomoveu para a parte dianteira utilizando unidades extras.
Após o pouso, a aeronave foi monitorada pelos serviços de emergência do aeroporto e o Chefe de Equipe efetuou alocução aos passageiros informando-os que este era o procedimento normal naquela situação, bem como solicitando que se alguém necessitasse assistência, que permanecesse sentado. Todos saíram da aeronave sem ajuda e na foi reportado nenhum ferimento.
Lembrete:
O tempo de consciência em uma despressurização é severamente limitado. A ação imediata é sentar e pegar uma máscara de oxigênio disponível ou de sua estação.
Associação de tripulantes da TAM (ATT) / Enviado pelo Setor de Treinamento de Comissários da TAM.